Blog

Guia completo sobre Tipos de sapatos masculinos: tênis, sapatos e sapatênis

23 de janeiro de 2017
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (15 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...

Para a maioria dos homens, os sapatos são divididos em duas categorias: os que funcionam para o trabalho e os que servem para sair nos finais de semana. No entanto, como você já deve imaginar, a variedade de calçados disponíveis no mercado não se resume a apenas dois modelos. Por isso, decidimos montar um guia completo sobre tipos de sapatos masculinos.

Indispensável em nosso dia a dia, o sapato surgiu há milênios atrás, na mesma época em que inventaram a escrita e a roda, e sua história se confunde com o próprio surgimento da humanidade.

Conheça alguns Tipos de sapatos masculinos

A criação do sapato se deu como uma consequência natural da necessidade sentida pelo homem de proteger seus pés do incômodo de andar sobre pedras e sujeira ou do perigo de pisar em algum animal peçonhento.

Hoje em dia, mais do que proteger os pés, todos os tipos de sapatos masculinos receberam funções e aplicações muito mais complexas. Sendo assim, não basta sair por aí comprando qualquer tipo de sapato. É preciso conhecer os modelos existentes, seus locais de uso e as melhores combinações de roupa para cada um.

Continue lendo e conheça os principais tipos de sapatos masculinos.

Tipos de Sapatos Masculinos: Oxford

tipos de sapatos masculinos - oxford

Originário da Escócia e da Irlanda, o Oxford era o modelo favorito do rei Eduardo VII, filho da rainha Vitória, que o usava no castelo escocês de Balmoral.

O sapato recebeu esse nome por conta da popularidade que tinha entre os estudantes da universidade de Oxford. Foi o primeiro sapato com cadarços e, hoje em dia, pode ser encontrado em diversas combinações e cores diferentes, até mesmo em versões femininas.

 

Leia também:

➤Gel, cera ou pomada, qual o mais indicado para cada tipo de cabelo?

➤Formas de dobrar uma camisa para viagem

➤13 Peças essenciais para o guarda-roupa masculino

Como usar pulseiras masculinas

 

A característica que define o sapato Oxford são os furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato. Outro detalhe muito comum no Oxford é a biqueira de couro. No entanto, ela pode estar ausente em alguns modelos.

O Oxford é um calçado formal que fica muito bem com terno e com jeans ou sarja, em suas versões em camurça.

Tipos de Sapatos Masculinos: Derby

tipos de sapatos masculinos-derby

Também conhecido como Blütcher, o Derby é derivado do Oxford. Muitos têm dificuldade para distinguir um modelo do outro, mas é só reparar nas duas abas costuradas por cima da peça de couro que vem do bico do calçado.

Este sapato é um pouco mais casual que o Oxford e funciona até com uma boa modelagem de jeans. Mas, mesmo assim, pode acompanhar um traje formal, sem problemas.

Tipos de Sapatos Masculinos: Monk

tipos de sapatos masculinos -monk

O Monk recebeu esse nome por ser derivado dos calçados usados pelos monges no século XV. É um dos modelos mais fáceis de identificar por conta da alça de couro presa por uma fivela de metal em sua lateral. O sapato tem também uma versão com duas alças e duas fivelas, chamada Double Monk Straps.

O Monk é usado, geralmente, com ternos e roupas de alfaiataria, sendo bem aceito em escritórios.

Tipos de Sapatos Masculinos: Brogue

tipos de sapatos masculinos -brogue

O Brogue nada mais é do que um calçado adornado por furinhos que o deixam com ar retrô. O bico pode ser comprido e fino ou arredondado. Há também modelos cuja biqueira possui detalhes em forma de “W”.

Os furos deste calçado não surgiram por acaso. Eles eram usados para drenar a água dos sapatos dos caçadores quando estes pisavam em alguma poça ou tinham que atravessar pequenos riachos.

Tipos de Sapatos Masculinos: Mocassim 

tipos de sapatos masculinos - mocassim

Criado pelos índios norte-americanos, o Mocassim é facilmente reconhecido pela costura lateral alta que vai da ponta a lateral do peito do pé. Além disso, o sapato masculino mocassimé geralmente encontrado em cores sóbrias e solado mais fino.

Por ser bem casual, a preferência é que este tipo de sapato seja usado sem meias com jeans e até bermudas.

Tipos de Sapatos Masculinos: Loafer

tipos de sapatos masculinos - loafer

Desenvolvido pela família americana Spaulding, de New Hampshire, o Loafer é uma versão moderna e sofisticada do Mocassim. Esse sapato teve seu auge na década de 50, quando foi adotado pelos jovens universitários nos EUA. Sem cadarço ou fivela, traz, na maioria dos casos, uma faixa de couro na parte superior do peito do pé, algumas vezes adornada por uma placa de metal ou uma fivela.

O Loafer é um sapato casual, comumente usado com jeans e calças chino combinadas com camisa ou polo.

Tipos de Sapatos Masculinos: Side Gore

tipos de sapatos masculinos - side-gore

O Sapato masculino Side Gore é uma adaptação do Loafer, com duas tiras de elástico nas laterais, para facilitar o momento de calça-lo.

As versões mais sofisticadas do Loafer vão bem com blazer e calça, já os de aparência mais casual, combinam com calças jeans.

Tipos de Sapatos Masculinos: Dockside

tipos de sapatos masculinos - dockside

O Dockside (ou Boat Shoe) é uma versão náutica do Mocassim, que ganhou as ruas nos anos 80. A característica mais marcante deste sapato masculino, além da variedade de cores como vermelho, amarelo, laranja e verde, é o cadarço que passa por ilhoses nas laterais do sapato, de um lado ao outro.

Por ser um modelo extremamente casual, o Dockside pede por roupas leves, como bermudas, e não deve ser usado com meias.

Tipos de Sapatos Masculinos: Driver

tipos de sapatos masculinos - driver

Mais uma vez o Mocassim ganhou uma nova versão. Desta vez, o sapato recebeu gomos na sola, tornando-se especial para motoristas, por conta do conforto e aderência que proporciona na hora de dirigir.

 

Tipos de Sapatos Masculinos: Alpargatas

tipos de sapatos masculinos - alpargatas

Também conhecidas como Espadrilles, as Alpargatas são sandálias de lona nas mais diversas estampas ou cores, com trançado em juta em torno do solado. Por serem extremamente finas, no entanto, elas não são aconselháveis para caminhadas longas.

Tênis masculino

tipos de sapatos masculinos - tênis

Fotografia: Vans

O tênis é o modelo mais casual e eclético da lista. Presente no guarda-roupa de homens, mulheres e crianças, esse tipo de calçado tem o poder de proporcionar conforto extremo aos pés, sendo indicado para ambientes descontraídos e para a prática de atividades físicas.

De tão confortável que é, você provavelmente já deve ter se perguntado se os tênis podem ser usados em diversas ocasiões. Pois saiba que usar roupa social com tênis é uma tendência.

Para não errar, a dica é optar por roupas mais modernas, com corte ajustado ao corpo, como é o caso do Slim Fit. E nada de tênis com molas, lâminas ou solas tecnológicas e cabedal volumoso! Mantenha a simplicidade e prefira modelos básicos, de cores mais neutras.

Sapatênis masculino

tipos de sapatos masculinos - sapatênis

Agora que você conhece todos os tipos de sapatos masculinos, chegamos ao momento mais polêmico do posts. Os sapatênis despertam emoções bem distintas nas pessoas. Por hora são amados e por outras são odiados. Isso porque o sapatênis é uma mistura de dois calçados, sapato de couro com de tênis esportivo.

Criado no final do século XX, o sapatênis surgiu como uma alternativa de unir o tradicionalismo e a seriedade do sapato social com o conforto e a informalidade do tênis, o que é, inegavelmente, uma vantagem para os homens.

Dentro do universo da moda, o sapatênis é oficialmente considerado cafona. Por este motivo, muitas marcas já oferecem modelos com designs diferenciados para acabar de vez com essa imagem.

No entanto, o problema principal do sapatênis, na verdade, é a forma como ele é usado. Assim como acontece com qualquer outro sapato, existem momentos e maneiras de usar o sapatênis, sem errar na produção.

Como usar sapatênis

A melhor maneira de usar sapatênis é com uma boa e velha calça jeans. Apenas preocupe-se em escolher aquela que fica melhor no seu corpo, sem ser muito larga, nem muito apertada.

Quando for usar jeans claro, prefira os calçados de cores claras ou bege. Já cores como marrom, café e preto são mais fáceis de combinar com qualquer modelo de calça.

Para um look mais esportivo, você pode usar o sapatênis com bermuda ou shorts, sejam eles de jeans, sarja ou lisos. Quando for sair assim, tente usar meia soquete (aquelas bem curtas) e aposte em modelos de calçado de couro ou camurça.

Como não usar sapatênis

Por mais versáteis que sejam, os sapatênis não devem ser usados a qualquer hora, em qualquer lugar.

Sendo assim, jamais use sapatênis com calça social, mesmo que as cores estejam em equilíbrio. Se o dress code exige gravata então é melhor não correr o risco: vá com um sapato tradicional mesmo.

E nada de combinar o sapatênis com o cinto ou com a camisa social!

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tipos de sapatos masculinos existentes do mercado, que tal ler este post com  peças essenciais para o guarda-roupa masculino? Combinando essas informações você será capaz de montar produções matadoras. Pode apostar!

Entre em contato com a gente para solicitar um orçamento sem compromisso!

Até a próxima!

Cadastre seu e-mail!

Receba novidades sobre Viagens, estilo de vida e moda masculina!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.