Blog

Países para viajar sem passaporte

7 de dezembro de 2017

Graças ao Mercosul (Mercado Comum do Sul), os brasileiros têm a sua disposição uma série de países para viajar sem passaporte. No total são nove destinos que se pode adentrar apenas com o RG em mãos.

Ao chegar no país de destino, os visitantes recebem um protocolo, com um prazo para o fim da estadia e, no retorno para o Brasil, devem devolvê-lo, caso seja solicitado. A ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, reforça que carteiras de motorista e carteiras profissionais ou funcionais não são aceitas para embarcar em voos internacionais entre os países incluídos no acordo.

Além disso, o RG deve ter sido expedido há menos de 10 anos e a fotografia do documento deve estar atualizada para facilitar a identificação.

 

 

Equador

2-países-para-viajar-sem-passaporte-quito-equador-costa-de-durán

O Equador é uma espécie de resumo com tudo o que existe de mais incrível na América do Sul. São montanhas andinas com neve, vulcões, florestas tropicais, cidades super quentes e uma herança indígena muito forte nas ruas, nas construções e nos rostos da população. Sem contar o arquipélago de Galápagos que, desde a visita de Charles Darwin, tornou-se o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

 

Peru

3-países-para-viajar-sem-passaporte-perru-vale-sagrado

Como já explicamos neste post, o Peru esbanja uma cultura riquíssima, uma biodiversidade surpreendente, paisagens de tirar o fôlego, um acervo de patrimônios históricos e uma culinária reconhecida no mundo todo. Muito além de Machu Picchu, o país abriga incontáveis surpresas, que vão de picos nevados à planícies áridas. De todos esses lugares, não deixe de visitar o Vale Sagrado, as Linhas de Nasca, o Parque Nacional de Huascarán e os Chifas da Calle Capón, em Lima.

 

Colômbia

4-países-para-viajar-sem-passaporte-colombia-cartagena

Das montanhas nevadas da Cordilheira dos Andes ao mar azul das praias do Caribe. A Colômbia é um país de cores vivas, para explorar sem mapa e se deixar levar pelo ritmo do reggaeton, salsa, bachata, merengue e todos aqueles ritmos calientes. Aqui você encontra um post especial com detalhes sobre a mágica cidade de Cartagena, o distrito turístico e cultural mais importante do país.

 

Venezuela

5-países-para-viajar-sem-passaporte-venezuela

Apesar de parecer viver em um caos sem fim, a Venezuela segue sendo um país reconhecido por suas vastas reservas de petróleo, pela diversidade ambiental do seu território e por seus incontáveis recursos naturais. O país também destaca-se pela sua grandeza, já que possui a cachoeira mais alta do mundo, o Salto Ángel, o teleférico mais comprido do mundo, com 12,5 km, uma das espécies de aranhas mais grandes do mundo, a Theraphosa blondi, a caverna de quartzito mais grande do mundo, a caverna Charles Brewer, o melhor cacau do mundo, o Theobroma Cacao, e a sorveteria com mais sabores do mundo, a Coromoto.

 

+ Leia também:

Como dobrar uma camisa para viagem

Como se organizar para fazer sua primeira viagem

 

Paraguai

6-países-para-viajar-sem-passaporte-assunção-paraguai

O Paraguai não se limita apenas a confusa Ciudad del Leste, na divisa com o Brasil, sabia? Com sua cultura mantida a muito custo, a maioria da população entende o espanhol, mas prefere falar na língua guarani. Além disso, o estilo musical preferido é o guaranã ou guarânia e um dos pratos mais populares é a “sopa paraguaya”, que não tem nada de sopa, sendo uma espécie de bolo preparado com milho, fubá, manteiga, cebola e queijo ralado.

 

Argentina

7-países-para-viajar-sem-passaporte-mendoza-argentina

Muito além de Puerto Madero, El Caminito e os ótimos restaurantes, museus e a animada vida noturna da capital Buenos Aires, a Argentina também se destaca pelo balneário de Mar del Plata, as vinícolas de Mendoza e as estações de esqui de Bariloche e Ushuaia. Depois de conhecer o tango, os vinhos, os mates e as pessoas, vai ser impossível controlar a vontade de retornar uma, duas e muitas vezes a este destino.

 

Bolívia

8-países-para-viajar-sem-passaporte-bolivia-medios

Se o seu destino for La Paz, é bem provável que você sinta tontura e falta de ar nos primeiros momentos da chegada. Pode ser pela simpatia das pessoas, pela emoção de estar ali ou somente pela altura mesmo, já que é a capital mais alta do mundo. Com um maço da folha da coca em mãos e calçados confortáveis, não deixe de desbravar o Salar de Uyuni, as lagunas e vulcões da província de Sud Lípez, a pequena cidade de Sorata, aos pés da Cordilheira Real, o Lago Titicaca e o Parque Nacional de Torotoro.

 

Uruguai

9-países-para-viajar-sem-passaporte-uruguai-cabo-polonio

O Uruguai certamente é um lugar especial, que parece já ter dado um passo à frente em algumas questões. Nas ruas menores, por exemplo, não há semáforos e no trânsito mais vale a educação do que as regras. Além disso, também se destacam as belezas naturais e a culinária, repleta de churrasco, parrillas e terere.

 

Chile

10-países-para-viajar-sem-passaporte-chile-rapa-nui

Mais de 4.300 km espremidos entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes dão forma ao lugar onde termina a terra, ou Chile em Mapudungun, a língua dos Mapuches. Localizado na região conhecida como Cinturão de Fogo do Pacífico, o Chile destaca-se pela incrível biodiversidade de seu território, compreendendo o Atacama, deserto mais seco do mundo, ao norte, a Patagônia, na parte mais meridional, e a misteriosa Ilha de Páscoa, na Polinésia Oriental, a cerca de 3,7 mil quilômetros da costa.

 

Independente do destino escolhido, o mais importante é voltar para casa com a bagagem repleta de boas lembranças. E você, qual desses países para viajar sem passaporte gostaria de visitar? Escreve nos comentários!

 

Até mais!

Cadastre seu e-mail!

Receba novidades sobre Viagens, estilo de vida e moda masculina!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.