Blog

Cartagena – O distrito turístico e cultural mais importante da Colômbia

18 de julho de 2017
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, Cartagena das Índias, ou somente Cartagena, é uma cidade mágica, reconhecida pelo seu povo acolhedor, o clima quente e o pôr do sol inesquecível.

Fundada em 1533, pelo espanhol Dom Pedro de Heredia, a cidade já foi o porto mais importante da América e está repleta de muralhas e fortificações, construídas no passado para proteger a cidade dos constantes ataques de piratas contra as riquezas da Coroa Espanhola.

Localizada a 1000 km de Bogotá, Cartagena reserva paisagens e construções maravilhosas, que despertam verdadeira paixão em seus visitantes. Uma das regiões mais bonitas fica dentro da “ciudad amurallada”. Mas existe uma série de outras atrações que os visitantes podem ter o privilégio de conhecer.

 

A Cidade amuralhada

1-cidade-amuralhada-cartagena

Rodeada por bairros tradicionais como a ilha de Manga, os bairros de Castillogrande e o setor praieiro de Bocagrande, a Cidade amuralhada recebeu este nome por conta do muro construído ao seu redor, que visava a proteção da população e das riquezas dessa preciosidade colombiana.

A primeira coisa a fazer no interior da cidade amuralhada é dar uma volta sem rumo pelas ruas coloridas. Depois, você pode visitar a Torre do Relógio, na entrada principal da muralha, e o Museu Naval do Caribe, onde é possível aprender sobre a cultura e rotas comerciais dos Índios Caribe.

 

A vista do Convento Santa Cruz de La Popa

2-convento-santa-cruz-de-la-popa-cartagena

Visto de praticamente qualquer ponto de Cartagena, o Convento Santa Cruz de La Popa é um dos lugares mais bonitos da cidade, com uma vista panorâmica de toda a região acima da colina da Popa da Galera. A dica aqui é chegar bem cedo ou então no finalzinho da tarde, para aproveitar com mais tranquilidade.

 

As delícias da Plaza de los Coches

3-plaza-de-los-coches-cartagena

Há séculos atrás, a “Plaza de los Coches” era o local onde se comercializavam escravos. Hoje seus portais fazem sombra nas calçadas onde, diariamente, vende-se toda a classe e produtos, como doces e frutas.

 

A história da Igreja San Pedro Claver

4-igreja-san-pedro-claver-cartagena

Localizada em frente a Plaza de la Aduana, a Igreja San Pedro Claver foi construída entre os anos de 1580 e 1654 e, por seu valor arquitetônico e histórico, foi declarada Monumento Nacional da Colômbia. O templo abriga um monastério, um museu de arte sacra e possibilita a visita das dependências do local, como a parte superior da construção, onde fica o órgão e a melhor vista da igreja.

 

Os produtos artesanais de La Bóvedas

5-la-bóvedas-cartagena

Localizada entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina, com 47 arcos e 23 abóbadas, Las Bóvedas serviu como quartel para os espanhóis, como prisão aos patriotas durante a Independência e foi onde se deu o começo da República. Hoje, abrigam inúmeras galerias de arte bares e lojas de artesanatos, onde são comercializados muitos produtos da região.

 

A imponência do Castelo de San Felipe de Barajas

6-castelo-de-san-felipe-de-barajas-cartagena

Maior castelo erguido pelos espanhóis na América, construído entre 1536 e 1657, o Castelo de San Felipe de Barajas é um dos principais cartões postais de Cartagena, localizado a cerca de 15 minutos da Cidade Amuralhada.

 

O bairro Getsemaní

7-getsemani-cartagena

Repleto de hostels, normalmente mais baratos do que os localizados na cidade amuralhada, o Getsemaní é um famoso bairro de Cartagena, conhecido por ser o destino preferido dos mochileiros. Mistura de bairro popular com bairro turístico, o Getsemaní mantém a essência de Cartagena e contrasta com o luxo e o artificial do interior da muralha.

 

A arte do Teatro Adolfo Mejía

8-teatro-adolfo-mejía-cartagena

Conhecido oficialmente como Teatro Adolfo Mejía, o Teatro Heredia foi construído sobre a antiga Igreja das Mercês e inaugurado em 1911, em forma de ferradura, com palcos e sacadas divididos por janelas de cedro que parecem de renda.

 

A estátua de Cristóvão Colombo na Plaza de la Aduana

9-plaza-de-la-aduana-cartagena

Maior praça de Cartagena, a Plaza de la Aduana funcionava como praça de armas por conta dos escritórios administrativos instalados ao seu redor durante a época da colônia. Ali está localizada a mansão onde morou Pedro de Heredia, o fundador de Cartagena, e uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo.

 

Os banhos de lama no Vulcão de Totumo

10-el-totumo-cartagena

Depois de subir cerca de 20 metros em uma escada de madeira, os visitantes se deparam com a boca do Vulcão de Totumo, há 40 km de Cartagena, onde é possível descer até a cratera e se banhar no líquido cinza e denso que possui propriedades terapêuticas.

 

As praias de Cartagena

11-praias-de-cartagena-playa-blanca-cartagena

Com inúmeros prédios e barracas de praia, a principal praia de Cartagena é Bocagrande. No entanto, há inúmeras outras espalhadas em arquipélagos e ilhas que se destacam pelas águas cristalinas, como é o caso da Playa Blanca e da Praia de Punta Arenas.

 

Praias da Ilha de Tierrabomba

12-punta-arenas-cartagena

A 10 min em barco de Cartagena, a Ilha de Tierrabomba abriga as praias Punta Arenas, Praia Linda e Praia do Forte de San Fernando. Considerada uma das mais lindas de Cartagena, Punta Arenas encanta os visitantes por suas águas azuis e areias branquinhas.

Arquipélago do Rosário

13-arquipélago-do-rosário-cartagena

O arquipélago do Rosário é um conjunto de 27 ilhas de origem coralino que fazem parte o Parque Natural Corais do Rosário, como é o caso da Ilha Grande. Perto dali encontra-se a Playa Blanca. O acesso a ela é feito principalmente de barco em tours diários, mas também é possível chegar de carro até lá.

Isla Del Sol

14-isla-del-sol-cartagena

Banhada por águas cristalinas, a Isla Del Sol é uma praia pequena e muito bonita. Com uma faixa de areia sucinta, a praia é um convite ao relaxamento e aos mergulhos que se dão constantemente, com o auxílio de instrutores.

Parque Nacional Tayrona

15-parque-nacional-tayrona-cartagena

Ao lado de Santa Marta, o Parque Nacional Tayrona é um local com praias paradisíacas e 12 mil hectares de vegetação praticamente intocada. O parque também é a casa das tribos Kogui, Arhuaco, Kankuamo e Wiwa e é comum encontrar os seus moradores caminhando pelo parque.

 

Lugares para comer

16-lugares-para-comer-cartagena

A culinária de Cartagena se divide entre dois mundos. De um lado estão as frituras, servidas até no café da manhã. Do outro estão as frutas, disponíveis em uma variedade que impressiona.

Espalhados pela cidade, os restaurantes e bares estão repletos de pratos leves como peixes, camarões e lagostas que, pela proximidade com o mar, têm a vantagem de serem servidos frescos. Além dos frutos do mar, também é preciso provar os patacónes, as arepas e a bandeja paisa, que recebeu este nome pela generosidade de alimentos, ultrapassando os limites de um prato comum.

 

La Casa de Socorro

La casa de Socorro não é uma casa de verdade, mas dispõe de um cardápio bem caprichado, com preços na medida. Com mesas de madeira, paredes rústicas e garçons atenciosos, o restaurante fica localizado na Calle Larga, no bairro Getsemaní.

La Cocina de Pepina

Bem caseiro, o local se destaca pelos pratos simples que, às vezes, podem causar estranheza, justamente pela autenticidade. O La Cocina de Pepina fica na Calle 25 #10B-6.

Juan Valdez Café

Aqui é possível provar um dos melhores cafés da Colômbia. Além de servir a bebida em diversas formas, o Juan Valdez Café também vende doces e guloseimas para acompanhar. Fica na Carrera 3 #8 – 49, no Centro de Cartagena.

 

Encante-se com as comidas de rua

17-encante-se-com-as-comidas-de-rua-cartagena

As inúmeras barraquinhas e carrinhos de comida espalhados pelas ruas de Cartagena oferecem uma gama infinita de frutas como o momon, além de outras delícias como é o caso do Peto (um mingau de milho) e do Bocadillo (muito parecido com a goiabada cascão).

A Colômbia, assim como toda a América Latina, possui uma riqueza cultural e gastronômica encantadoras, que impressionam pela diversidade de cores e sabores. E em breve, você será agraciado por mais conteúdos aqui no blog acerca desse país tão lindo.

 

Aproveita que chegou até aqui e conta pra gente o que achou do post!

Até mais!

Cadastre seu e-mail!

Receba novidades sobre Viagens, estilo de vida e moda masculina!

Nunca vamos dar, trocar ou vender seu endereço de e-mail. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das nossas novidades e lançamentos.